Menu fechado

Currículo Lattes, Orcid, ISSN, ISBN e DOI Para As Artes E Terapia Holística

Recentemente, duas profissionais médicas apresentaram visões opostas em uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito.

Independente de quem estava com a razão, adversários de uma das partes apresentaram um argumento considerável para desacreditar uma delas: não tem Currículo Lattes

Sua importância também foi constatada pelo verdadeiro caos criado ao ficar fora do ar por vários dias, devido a uma falha no sistema, tendo sido notícia em todos os meios jornalísticos.

Pesquisadores, cientistas, catedráticos e demais estudiosos brasileiros fazem questão de ter seus trabalhos, artigos, teses, livros publicados, participações em congressos e demais conquistas acadêmicas registrados na Plataforma Lattes, que é mantida pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O equivalente MUNDIAL para essa função é o ORCID – Open Researcher and Contributor ID, ou ID Aberto de Pesquisador.

De acordo com a própria organização:

“O ORCiD é parte de uma ampla infraestrutura digital necessária para que pesquisadores compartilhem informações em escala global.
Nós possibilitamos conexões transparentes e confiáveis entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador para os indivíduos usarem com seus nomes enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, bolsa de estudos e inovação”.

Há grandes estudiosos, tanto nas Artes, quanto na Terapia Holística, porém, quase nenhum conseguiu ter seus trabalhos acatados nas plataformas de reconhecimento acima citadas.

Afinal, existe formalidades prévias e normas técnicas a serem cumpridas:

Um artigo e/ou estudo para conquistar credibilidade inicial, deve, pelo menos, ter um DOI – Identificador de Objeto Digital, que é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações acadêmicas que estejam disponíveis na internet.

Para obter um DOI válido, um dos caminhos é que o material seja publicado em um periódico de padrão equivalente a científico, ou seja, uma revista que tenha conquistado registro ISSN – International Standard Serial Number, sigla em inglês para “Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas”, que é o código aceito mundialmente para individualizar o título de uma publicação seriada.

Na Terapia Holística, estes requisitos foram conquistados exclusivamente pela Revista TH (ISSN 2763-5570) e pelo Holística – Anais Do Congresso (ISSN 2763-7743). conveniadas ao CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística, por meio da Sociedade das Artes, que é uma empresa DNA USP.

Nas Artes, estes requisitos foram conquistados Revista Artivismo (ISSN 2763-6062), também graças à Sociedade das Artes.

Ou seja, você, Artista ou Terapeuta Holístico, agora pode valorizar seus artigos, estudos e pesquisas, tornando-os reconhecidos para o Currículo Lattes e Orcid!

Como em toda publicação com ISSN, as proposituras de artigos e estudos obedecem às formalidades de apresentação (padrão baseado na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas) e avaliação por pares (profissionais ilibados analisam a qualidade…), o que valoriza ainda mais, tanto o Profissional, quanto a Profissão como um todo.

De forma similar, ocorre com os livros: para ser bem considerados nas entidades formais, precisa de registro ISBN – International Standard Book Number. que é um sistema internacional de identificação de obras publicadas (e-books, inclusive…), relacionando-os aos seus verdadeiros autores.

Por sinal, boa parte das livrarias físicas e virtuais sequer aceitam comercializar livros que não tenham ISBN.

Outro fator importante a considerar é a garantia de direitos intelectuais, pois as obras permanecerão registradas com datação e autoria, em organizações e padrões reconhecidos por todos os países.

Poucos conhecem, mas, as obras de artes também podem obter registro DOI, seja diretamente, seja anexada com textos explicativos, inclusive, em formato de livro do artista e anuários com ISBN, bem como em artigos, para revistas com ISSN.

A isso se soma ao incremento da visibilidade e credibilidade, pois estas plataformas são as que servem de fontes de referências fidedignas para estudiosos de todo o mundo, de todas as áreas do conhecimento, que passam a poder citar como referência em suas teses e pesquisas.

Buscadores especializados, como o Google Acadêmico, dentre os mais conhecidos popularmente, igualmente se valem destes registros para validar suas fontes.

De certo que os registros demandam tempo e esforços, totalmente recompensados pela valorização e reconhecimento de nossos trabalhos, além da oportunidade de compartilhar com colegas e demais estudiosos de todo o globo, que citarão seu nome sempre que fizerem referências aos seus textos.

Tamanha é a importância para nossa Profissão que mais e mais colegas conquistem este reconhecimento, que, EM BREVE, disponibilizamos o Workshop (via internet), com investimento simbólico, para todos os interessados e, quem desejar, posteriormente, poderá contratar à parte, serviços de assessoria individual para conquistar suas primeiras publicações com DOI, passíveis de aceitação nas plataformas Lattes e Orcid.

Para ser avisado quando o Workshop abrir para inscrições, clique e envie seus dados.

Alguns dos tópicos do Workshop:

  • Elaborando seu Currículo Lattes e ORCID
  • Escrevendo Artigos e Proposituras de Palestras dentro dos padrões ABNT
  • Propondo Artigos e Palestras para revistas científicas e congressos com ISSN
  • Publicando livros com ISBN
  • Obtendo registro DOI para reconhecimento e registro de seus trabalhos

Henrique Vieira Filho é Terapeuta Holístico (CRT 21001), artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “Sociedade Das Artes” (SNIIC: SP-21915), diretor de arte, escritor, jornalista (MTB 080467/SP), e educador físico (CREF 040237-P/SP).
http://lattes.cnpq.br/2146716426132854
https://orcid.org/0000-0002-6719-2559.