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12 • A Revista Oficial da Terapia Holística

Iniciamos um bate-

papo descontraído sobre

conteúdos específico de

Ciganos como origem,

símbolos

ciganos,

costumes, detalhes de

vestimentas, receitas

culinárias, o conhecimento

individual e do grupo

sobre o tema proposto.

Ou seja, assuntos

para promover uma

aproximação mais natural

e aproveitamos para

perceber o ritmo individual

e de todo o grupo, as

limitações

físicas,

detalhes pertinentes para

a atividade.

Sempre

preocupação em manter

o foco no tema proposto.

Uma

atenção

especial para a diferença

entre positivo - negativo /

bem - mau...

Neste momento há

sempre um fundo musical,

onde alguns apenas

percebem, outros vão se

deixando levar por um

discreto movimento de

balanço do corpo outros

não percebem nada,

reações diversas.

Mas todos de

alguma forma são tocados

pelo poder inerente da

música, da letra, melodia

ou simplesmente som.

Ação

Ação 1 ) Start –

Após mostrar alguns

movimentos básicos de

mãos da Dança Cigana

Masculina e Feminina uma atenção especial para a

respiração. Aos seus lugares é proposto os movimentos

de mãos apresentados, cada um a sua maneira, com os

olhos fechados e no ritmo da música.

Ação 1A ) Start – Todos de pé, novamente é

repassado os movimentos com os pés - femininos e

masculinos , e aos seus lugares cada um acompanha

ao ritmo da música.

Ação 1B ) Start – Todos caminhando e realizando

primeiro os movimento das mãos. Depois caminhando e

realizando os movimentos dos pés. E por fim circulando

por todo salão movimentando pés e mãos de forma

livres para acompanhar o ritmo da música.

Ação 2 ) Ponto Alto – Todos de pé, um casal

voluntariamente é chamado para o centro da roda.

Uma música ao fundo, enquanto todos batem palmas

e os pés em um ritmo determinado acompanhando

a música, o casal permanece ao centro da roda se

olhando fixamente, em um formato de reconhecimento

da presença do outro, até que um dos dois ou ambos

resolvem reverenciar o par e inicia – se a dança livre.

Ação 2A ) Ponto Alto – um elemento é introduzido

nesta mesma atividade ( pode ser um chapéu , um

pandeiro, entre outros. Alguém da roda que esteja

com o instrumento, no momento que achar pertinente

pode passar o elemento a alguém, ou pode entrar na

roda com o elemento, desde que faça para ambas as

escolhas a ação de olhar nos olhos do colega. Caso

entre na roda , ao olhar nos olhos do colega , este sai

da roda com o elemento, formando um novo casal,

enquanto inicia uma nova interação desta dupla que

ficou na roda.

Ação 2B ) Ponto Alto - Dança livre – com

movimentos de reverencias na ocasião de conexões

entre olhares que ocorrem naturalmente, durante a

música.

Pausa para descanso e retorno para apresentação

e escolha de figurinos disponibilizados (saias ciganas,

chapéus, instrumentos, véus, jarro, falo, entre outros).

É válido lembrar que estes elementos são

escolhidos aleatoriamente pelos clientes, sendo que

cada um desses elementos simbólicos que estão

representando uma matriz geradora de energia, como

explicado na introdução.