12 • A Revista Oficial da Terapia Holística
Iniciamos um bate-
papo descontraído sobre
conteúdos específico de
Ciganos como origem,
símbolos
ciganos,
costumes, detalhes de
vestimentas, receitas
culinárias, o conhecimento
individual e do grupo
sobre o tema proposto.
Ou seja, assuntos
para promover uma
aproximação mais natural
e aproveitamos para
perceber o ritmo individual
e de todo o grupo, as
limitações
físicas,
detalhes pertinentes para
a atividade.
Sempre
há
preocupação em manter
o foco no tema proposto.
Uma
atenção
especial para a diferença
entre positivo - negativo /
bem - mau...
Neste momento há
sempre um fundo musical,
onde alguns apenas
percebem, outros vão se
deixando levar por um
discreto movimento de
balanço do corpo outros
não percebem nada,
reações diversas.
Mas todos de
alguma forma são tocados
pelo poder inerente da
música, da letra, melodia
ou simplesmente som.
Ação
Ação 1 ) Start –
Após mostrar alguns
movimentos básicos de
mãos da Dança Cigana
Masculina e Feminina uma atenção especial para a
respiração. Aos seus lugares é proposto os movimentos
de mãos apresentados, cada um a sua maneira, com os
olhos fechados e no ritmo da música.
Ação 1A ) Start – Todos de pé, novamente é
repassado os movimentos com os pés - femininos e
masculinos , e aos seus lugares cada um acompanha
ao ritmo da música.
Ação 1B ) Start – Todos caminhando e realizando
primeiro os movimento das mãos. Depois caminhando e
realizando os movimentos dos pés. E por fim circulando
por todo salão movimentando pés e mãos de forma
livres para acompanhar o ritmo da música.
Ação 2 ) Ponto Alto – Todos de pé, um casal
voluntariamente é chamado para o centro da roda.
Uma música ao fundo, enquanto todos batem palmas
e os pés em um ritmo determinado acompanhando
a música, o casal permanece ao centro da roda se
olhando fixamente, em um formato de reconhecimento
da presença do outro, até que um dos dois ou ambos
resolvem reverenciar o par e inicia – se a dança livre.
Ação 2A ) Ponto Alto – um elemento é introduzido
nesta mesma atividade ( pode ser um chapéu , um
pandeiro, entre outros. Alguém da roda que esteja
com o instrumento, no momento que achar pertinente
pode passar o elemento a alguém, ou pode entrar na
roda com o elemento, desde que faça para ambas as
escolhas a ação de olhar nos olhos do colega. Caso
entre na roda , ao olhar nos olhos do colega , este sai
da roda com o elemento, formando um novo casal,
enquanto inicia uma nova interação desta dupla que
ficou na roda.
Ação 2B ) Ponto Alto - Dança livre – com
movimentos de reverencias na ocasião de conexões
entre olhares que ocorrem naturalmente, durante a
música.
Pausa para descanso e retorno para apresentação
e escolha de figurinos disponibilizados (saias ciganas,
chapéus, instrumentos, véus, jarro, falo, entre outros).
É válido lembrar que estes elementos são
escolhidos aleatoriamente pelos clientes, sendo que
cada um desses elementos simbólicos que estão
representando uma matriz geradora de energia, como
explicado na introdução.