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Curso de Terapia Floral

Florais - SINTE CEATH Curso EAD

CEATH fará a abertura das inscrições para o Curso Livre de Terapia Floral nos primeiros meses de cada semestre, exclusivamente para filiados ao SINTE, através de formulário específico que será disponibilizado. 

Atentem que as vagas costumam lotar logo na primeira chamada.

Curso LIVRE de Terapia Floral de Bach

Este curso classifica-se como LIVRE, ou seja, sem nenhuma vinculação ao MEC ou seus prepostos.

Carga horária: 500 horas/aulas/trabalhos, distribuídas em dois módulos, sendo o Básico, em 3 meses e o Avançado em 9 meses

Módulo Básico – com Certificado de Conclusão aos aprovados

Módulo Avançado – Supervisão e TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – com Certificado de Capacitação Técnica aos aprovados

Conteúdo curricular e estimativa de distribuição da carga horária:

Módulo Básico:

MATÉRIAS

HORAS/AULAS

Introdução ao Paradigma Holístico – Módulos Essenciais

16

História da Terapia Holística – Módulos Essenciais

8

Psicoterapia Holística – Módulos Essenciais

48

NTSV e Legislação – Módulos Essenciais

24

Abordagem Holística do Cliente – Módulos Essenciais

8

Técnicas Terapêuticas Comparadas – Módulos Essenciais

32

Terapia Floral de Bach

104

CARGA HORÁRIA TOTAL:

240

Módulo Avançado:

MATÉRIAS

HORAS/AULAS

Supervisão

60

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

200

CARGA HORÁRIA TOTAL:

260

Terapeuta Floral

Procede ao estudo e à análise do cliente, realizados sempre sob o paradigma Holístico, cuja abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. Atua dentro de uma proposta de transcendência dos limites da personalidade, conectando o cliente consigo mesmo, trazendo à consciência aspectos de seu “eu” mais profundo, integrando-o, ainda, com seu próprio corpo, sociedade e universo:

Faz uso de compostos energéticos denominados de “essências florais”, cuja proposta é predominantemente preventiva e que atuam através das questões psíquicas, sendo cada essência indicada para harmonizar um tipo de emoção específica. O uso contínuo da terapia Floral leva a uma maior compreensão das emoções, permitindo o aflorar de um material psíquico mais profundo, ampliando, assim, o autoconhecimento, o que resulta numa melhoria da qualidade de vida como um todo, podendo chegar até à reversão das somatizações. É normalmente associada a outras técnicas terapêuticas, em especial, o aconselhamento, possibilitando mudanças em várias áreas, sendo as mais comuns: comportamento, elaboração da realidade e/ou preocupações com a mesma, incremento na capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida (aumento máximo das oportunidades e minimização das condições adversas), além de conhecimento e habilidade para tomada de decisões, inclusive, profissionais.

Planejamento

Conteúdo programático:

Módulos Essenciais – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória 

* Introdução ao Paradigma Holísticohistórico; definição; comparação entre o paradigma cartesiano e o Holístico; a visão Holística aplicada à qualidade de vida, à saúde, à educação e à empresa – esta disciplina objetiva atualizar o aluno perante as correntes atuais de pensamento, às quais resgatam a visão milenar de universo inter-relacionado e as aplicam às ciências atuais.
* Psicoterapia Holísticaintrodução; “behaviorismo”; psicanálise; psicoterapia humanista; psicoterapia Transpessoal; técnicas de aconselhamento; psicoterapia moderna e terapias milenares – esta disciplina objetiva um melhor preparo ao Terapeuta Holístico em seu relacionamento com o Cliente, auxiliando este por meio de técnicas de aconselhamento que visem o autoconhecimento;
* NTSV e Legislação Profissionalanálise das Normas Técnicas Setoriais Voluntárias da Terapia Holística; avaliação dos atuais textos legais referentes ao exercício profissional; direitos e deveres como cidadão; como montar um consultório; questões contábeis: inscrição como autônomo, abertura de firma e registro via CLT – esta disciplina objetiva um maior preparo do Terapeuta Holístico ao exercício de sua profissão, bem como à sua cidadania;
* Abordagem Holística do ClienteA abordagem do cliente nas diferentes linhas terapêuticas; a concepção holográfica do complexo corpo/mente/universo – esta disciplina objetiva fornecer ao discente uma compreensão maior do funcionamento psicobiofísico de seu cliente, no paradigma energético, em contraponto à visão convencional,;
* Técnicas Terapêuticas Comparadasintrodução básica às técnicas terapêuticas mais usadas no Brasil e no mundo; o uso integrado de várias técnicas no atendimento individual, em grupo e na empresa – esta disciplina objetiva inteirar o discente sobre a vasta gama das especialidades terapêuticas, auxiliando-o na escolha das mais adeqüadas para cada caso, bem como a trabalhar com várias delas integradas num mesmo objetivo final;
* História da Terapia Holísticaa definição do Terapeuta Holístico no Brasil; origem e reconhecimento mundial; o movimento da Contra-Cultura e a elitização das Terapias; a situação no Brasil esta disciplina objetiva situar o Terapeuta Holístico em seu papel histórico/cultural bem como à maior compreensão da importância atual do exercício de sua profissão para a sociedade;
* Psicoterapia Holísticaintrodução; histórico; análise das principais técnicas psicoterápicas – orientais e ocidentais; psicoterapia, terapias “alternativas” e medicina oficial; as tradições milenares e as modernas psicoterapias; terapias Reichiana e neo-reichianas; Bioenergética; neurolinguística; Calatonia; psicoterapia aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;

Disciplinas Específicas do Curso de Florais de Bach – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória

* Terapia Floralintrodução; histórico; análise dos principais sistemas florais; terapia Floral na Terapia Holística; propriedades terapêuticas e de percepção das plantas; as tradições milenares e os florais; florais e a psicoterapia junguiana; como descobrir e desenvolver novas essências; terapia Floral aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;

* Supervisão obrigatória somente para quem (particicipar dos Módulos Avançados) – aplicações práticas das técnicas aprendidas, com atendimento sob a supervisão de instrutores – a supervisão objetiva dar maior segurança ao Terapeuta Holístico que inicia a prática das técnicas aprendidas.

Disciplinas Específicas do Curso de Psicoterapia – Obs.: Participação e Aprovação Obrigatória e Eliminatória

Os Cinco Movimentos Aplicado à Psicoterapia – introdução; histórico; análise das principais técnicas – orientais e ocidentais; paralelos com as demais abordagens psicoterápicas; as tradições milenares e as modernas técnicas de Acupuntura; Shiatsu e Do-In; terapia Reichiana; Bioenergética; Acupuntura, Auriculoterapia e técnicas derivadas; Cromopuntura; Calatonia Auricular; Acupuntura aplicada – esta disciplina objetiva preparar o Terapeuta Holístico para uma profunda compreensão da técnica, bem como à sua prática, inclusive associada a outros métodos terapêuticos;
* Adaptações de Técnicas Psicanalíticas à Terapia Holística – Bem fundamentado nas técnicas de Aconselhamento, o Terapeuta Holístico mais facilmente pode diversificar, acrescentando outras formas de Psicoterapia ao seu currículo, tais como a Psicanálise Freudiana, Reichiana e Junguiana e a Terapia Transpessoal, que são fundamentos paras vários recursos em nossa profissão, tais como as técnicas de Regressão, progressão, Vivências, leitura Corporal, etc….
* Supervisão (obrigatória somente para quem particicipar dos Módulos Avançados) – aplicações práticas das técnicas aprendidas, com atendimento sob a supervisão de instrutores – a supervisão objetiva dar maior segurança ao Terapeuta Holístico que inicia a prática das técnicas aprendidas.

Metodologia Prevista

* A Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística, dentre outros recursos, disporá em seu Módulo Básico, de aulas e provas SEMANAIS via Internet (distribuídas de junho a setembro deste ano), incluindo textos para estudos e consulta, questionários, tarefas e provas.

* O Módulo Avançado consiste na apresentação de casos para SUPERVISÃO (no ano seguinte ao Módulo Básico), além da elaboração de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, como trabalho final, todos valendo nota, com prazo final até 31 de dezembro ano seguinte ao Módulo Básico;

* As aulas teóricas conterão textos próprios e/ou recursos áudio-visuais via Internet (salas de “bate-papo”, vídeos, “e-books”, etc.), além da recomendação de leituras extra-classe destacadas dentre a bibliografia recomendada, sendo que alguns livros didáticos serão destacados como necessários para o acompanhamento das aulas;

* Ênfase à descrição de casos como forma de apreender o conteúdo teórico e preparar para a prática;

* Supervisão via Internet (“e-mail”, sala de “bate-papo”, fórum “online” e similares) como forma de introduzir o Terapeuta Holístico no trabalho prático, aumentar a autoconfiança e de melhor avaliar seu aprendizado.

Seleção de Matrícula para Corpo Discente

Requisito básico: ser filiado ao SINTE em dia com as obrigações estatutárias, estar participando e em dia à Campanha Quite Fácil (antecipação parcelada do investimento associativo relativo ao ano seguinte ao de cada MÓDULO), 2º grau completo e idade acima de 18 anos, podendo haver exceções, a crítério do sindicato.

Requisitos técnicos:

* Computador com Windows 2000, XP, Vista ou superior e facilidade em instalar programas e utilizar-se de comunicadores online e webcam
* Conexão banda-larga à Internet e facilidade em navegação em websites
* Web-cam e filmadora digital
* Placa de som
* Caixa de som ou fone de ouvido
* Microfone (em caso de conferências de áudio)
* Endereço eletrônico (e-mail) fornecido pelo CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística

Valor do Investimento: R$ 450,00 à vista, limitados aos 70 primeiros que realizarem a quitação.

Seleção do Corpo Docente

Tendo em vista inexistir formação reconhecida para professores para as disciplinas deste curso, o critério de seleção aplicado é o de NOTÓRIO SABER / ESPECIALIZAÇÃO.
Considera-se de notório saber o profissional cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato como Docente. 
Habitualmente, a comprovação da notória especialização é feito através de atestado fornecido pelo Sindicato da categoria, o qual, neste caso, é o CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística.

Dispensa de Matérias e Módulos

Não haverá dispensa de matérias e/ou módulos.

Avaliação

VIA INTERNET:

Por meio de provas (questionários disponibilizados na Internet e até mesmo, “ao vivo”, via salas de “chat” e similares, além das provas e práticas presenciais via internet), e trabalhos escritos (remetidos exclusivamente por meio de arquivo de computador), individuais e/ou em grupo, além do desempenho na supervisão, sendo a avaliação a critério exclusivo do corpo docente.

A nota média pretendida é 07 (sete), de um total possível de 10 (dez), sendo que para os que não a atingirem, será feito convite a refazer o curso, participando da próxima turma. Será exigido dos discentes uma freqüência mínima de 75% às aulas presenciais semanais, via Internet.

Material didático adotado

O valor de R$ 450,00 à vista custeia todo o material didático, que será em formato digital (PDF e E-Pub), acessível em computadores, smartphones e tablets.

Bibliografia recomendada

BACH, Edward – Os Remédios Florais do Dr. Bach. S. Paulo, Pensamento, 1990.

CHEVALIER, Jean – Dictionnaire des Symboles. Paris, Éd. Robert Laffont S.A. e Ed. Júpiter, 1982.

ESPECHE, Bárbara e Eduardo Grecco – Jung y Flores de Bach -Arquetipos e Flores. Ediciones Continente.

FAUBERT, Gabriel – La Chronobiologie chinoise. Paris, Éditions Albin Michel S.A., 1987.

GRANET, Marcel – La pensée chinoise. Paris, Éditions Albin Michel, 1980.

HALL, James A. -A Experiência Junguiana. 5. Paulo, Cultrix, 1989.

HEDGES, LAWRENCE E.; HILTON, ROBERT e HILTON, VIRGINIA W. – Terapeutas em Risco – Perigos da Intimidade na Relação Terapêutica, Summus Ed., 1997.

HIRSCH, SONIA – Manual do Herói – Gráfica e Editora Prensa, 1990.

HUSSON, A. – Versão e comentários – Huang Di Nei Jing Su Wen. Paris, Ed. A.S.M.A.E

JACOBI, Jolande – Complexo -ArquétipoSímbolo. 5. Paulo, Cultrix, 1986.

Jung, C. G. – Psicologia e Alquimia. 5. Paulo, Vozes, 1991.

LEXIKON, Herder – Dicionário de Símbolos. 5. Paulo, Cultrix, 1992.

MACHADO, José Pedro Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Lisboa, Editorial Confluência Ltda., 1967.

MARQUES, Breno e Ednamara B. V Os Remédios Florais de Minas. Luz Azul Cultural, 1992.

MARKEY; Christopher- Yin-Yang. 5. Paulo, Cultrix, 1987.

MASPERO, Henry – Le Taoisme et les Religions Chinoises. Paris, Ed. Gallimard.

MIYUKI, Mokusen – Versão e comentários – A Doutrina da Flor de Ouro. 5. Paulo, Pensamento, 1990.

REQUENA, Yves – Acupuncture et Psychologie: pour une approche nouvelle dela Psycho-somatique. Paris, Maloine S.A. Éditeur, 1983.

REQUENA, Yves – Acupuncture et Phytothérapie. Paris, Maloine S.A. Éditeur, 1983.

SCHEFFER, Mechthild – Terapia Floral do Dr. Bach. São Paulo, Pensamento, 1991.

TABONE, Márcia – A Psicologia Transpessoal. São Paulo, Cultrix, 1987.

VIEIRA FILHO, HENRIQUE – O Microcosmo Sagrado. São Paulo, Lumina Editorial, 1998.

VIEIRA FILHO, HENRIQUE – Tutorial Terapia Holística. São Paulo, Sintebooks, 2002.

VIEIRA FILHO, HENRIQUE – Marketing Para Consultórios de Terapia Holística. São Paulo, Sintebooks, 2003.

WEIL, PIERRE – Holística: Uma Nova Visão e Abordagem do Real – Ed. Palas Athenas, São Paulo, 1990.

WHITMONT; Edward C. – A Busca do Símbolo. 5. Paulo, Cultrix, 1990.