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Manual da Marca

Introdução

Este manual estabelece regras gráficas para que a identidade visual do CRT seja coerente e uniforme em todos os materiais e usos criados.

A identidade visual da marca é a maneira pela qual ela se apresenta para o público – como seu nome é veiculado em uma logomarca, quais as cores predominantes nas diversas peças de comunicação e nos ambientes, o estilo das imagens nos anúncios, a personalidade impressa em um cartão de visita etc. A consistência e a coerência presentes nas soluções visuais contribuem para fortalecer a imagem da marca, tornando-a reconhecida no mercado.

Seguir as linhas de orientação definidas neste manual garante uma apresentação consistente da marca CRT.

É indispensável a colaboração de todos, na correta aplicação e entendimento da marca CRT. Em caso de situações que não estejam aqui expressas, é aconselhável contatar o CRT - Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística, responsável pela definição dos parâmetros do comportamento da marca.

As normas contidas neste manual devem ser sempre respeitadas.

Marca

A assinatura visual da marca é composta pelo símbolo, logotipo e slogan.

As relações e proporções entre os elementos da marca foram cuidadosamente estudados e não devem, em circunstância alguma, ser alteradas, qualquer que seja o tamanho da marca.

Gênero e Forma de Escrita

O CRT é sempre masculino e escrito em Caixa Alta.

Sempre que for necessária uma referência, verbal ou escrita, do gênero, deve-se utilizar o masculino - o CRT. Em todos os títulos, subtítulos ou textos, o nome CRT é sempre escrito com maiúsculas, seguindo a lógica de formação representada no logotipo.

Assinatura Visual

A assinatura visual da CRT é um selo que garante a exclusividade dos serviços e produtos disponíveis para as empresas, profissionais e clientes da Terapia Holística.

O símbolo do infinito representa a abrangência e as inúmeras vertentes das técnicas e conhecimentos da Terapia Holística.

Versões

As definições aqui apresentadas sobre a cor são válidas para todas as situações.

Colorida

As cores definidas para a veiculação da identidade visual da empresa devem predominar tanto em materiais institucionais como promocionais.

Monocromática

As variações de cinza devem ser utilizadas somente quando as cores não puderem ser reproduzidas por falta de possibilidade.

Negativa e Positiva

A versão negativa substitui completamente o preto pelo branco sobre o fundo escuro, tanto na versão monocromática como na tracejada.

Cores

As cores são um elemento fundamental para assegurar a rápida identificação da marca, pelo que devem ser sempre reproduzidas o mais fielmente possível.

Aqui são definidos os sistemas pelos quais as cores podem ser representadas.

As cores devem ser preferencialmente reproduzidas em cores diretas, Pantones. No caso de usar outro sistema, como o da reprodução em quadricomia deve realizar-se sempre uma verificação precisa da correspondência de cores, procurando obter o tom mais aproximado do Pantone correspondente.

CorC M Y KR G BPantoneHexadecimal
Laranja Escuro0 49 97 0255 153 51715 C#FF9933
Laranja Claro0 19 100 0255 204 0116 C#FFCC00
Verde Escuro56 0 91 24100 152 677489 C#649843
Verde Claro47 0 100 0153 204 51376 C#99CC33
Cinza Escuro0 0 0 60102 102 102Cool Gray 10 C#666666
Cinza Claro0 0 0 20204 204 204420 C#CCCCCC
Grafismo0 0 0 10230 230 2307541 C#E6E6E6

Tipografia

Logotipo

O logotipo e o slogan utilizam a definição tipográfica apresentada pela fonte:

Blogger Sans (negrito)

A tipografia institucional identifica e uniformiza os textos de peças de comunicação institucionais e promocionais da empresa.

Montserrat (negrito) - Títulos
Montserrat (negrito) - Subtítulos
Blogger Sans - Textos

Caso seja impossível empregar a tipografia institucional, recomenda-se o uso da família Arial em documentos operacionais, como relatórios, apresentações em PowerPoint e mensagens de correio eletrônico.

As fontes apresentadas não poderão ser adulteradas ou substituídas.

Área de não interferência

As margens de segurança devem ser aplicadas sempre e em qualquer suporte, de forma a salvaguardar a legibilidade do logotipo.

Para que a marca mantenha uma leitura eficaz existe uma área de não interferência à sua volta que se deve proteger de qualquer outro elemento.

A área é definida em 10 unidades de cada lado, contando que a figura tenha 100 unidades de largura.

Dimensão Mínima e Máxima

A máxima redução possível é condicionada pela legibilidade do texto “CONSELHO TERAPIA HOLÍSTICA”.

Dessa forma, em caso algum, a logomarca poderá ter uma altura inferior a 20 mm.

Esta regra pode ser flexibilizada no caso de utilização nas mídias digitais, não alterando a cor de nenhuma forma.

Em qualquer caso, no entanto, é fundamental atentar para a perfeita visualização de todos os elementos da logomarca.

Não existe tamanho máximo para a utilização da marca. 

Aplicações

Fundos Coloridos e Fotográficos

Na utilização sobre fundos coloridos ou fotográficos, deverá ter-se em atenção que estes permitam a manutenção da legibilidade do logotipo, quer a positivo quer a negativo.

Caso não seja possível uma total legibilidade utilizar um fundo colorido e aplicar o melhor contraste entre eles. Pode-se também utilizar um contorno de 2 unidades em volta de todo o logotipo.

Grafismo

O grafismo é um dos elementos da identidade visual da CRT, e pode ser utilizado na criação de materiais de comunicação diversos.

Formado a partir do selo da CRT, o grafismo deve ser aplicado sempre no lado superior direito da área a ser utilizado.

Sobre este Guia

Este guia é de consulta obrigatória para uso da marca em aplicações de caráter gráfico.

Para orientações de procedimentos em casos e situações pontuais não exemplificadas neste guia, consulte a Área de Comunicação e Imagem da CRT.Laranja