Menu fechado

Dicas de gravação de áudio para podcast CRT

Abaixo segue o que esperamos de vocês e algumas dicas úteis para a gravação de seu áudio e envio para nós.

Infelizmente não podemos abranger todos os softwares e equipamentos necessários para a gravação de áudio. Não podemos nem mesmo listar algumas opções e passar para vocês, pois essa opção talvez não fosse a que melhor se adaptasse ao que você espera.

Por isso, não iremos lhe ensinar a usar aplicativos de gravação, pois depende muito de qual plataforma irá usar: computador, celular android, iPhone entre outras opções. Mas sim esperamos passar dicas valiosas para que possa entregar um áudio de qualidade.

O que esperamos tecnicamente:

  • Arquivo em MP3
  • Máximo de 10 minutos de áudio
  • Envie do arquivo para o email contato@crt.org.br

A qualidade do seu áudio depende muito da utilização de algumas dicas passadas abaixo.

As dicas aqui são mais voltadas aos ambientes favoráveis para a captação de áudio e sobre técnicas que podem ser usadas. Pense nelas todas as vezes que for criar um novo áudio.

BUSQUE OS MELHORES EQUIPAMENTOS

Qualquer um pode gravar um podcast com seu próprio microfone do notebook, mas nem sempre isso é a melhor ideia, mas se você quiser chegar mais próximo de profissionais, melhor investir. Mas muitas pessoas acreditam que envolve grandes gastos, o que não é necessariamente verdade.

AQUEÇA A VOZ

Antes de uma gravação, aqueça a voz e beba (muita) água, treine sua dicção repassando algumas partes do roteiro ou com trava-línguas. Isso vai te ajudar a transmitir suas ideias de forma clara e evitar a necessidade de segundos takes.

GRAVE EM UM AMBIENTE SILENCIOSO

Preste atenção no local onde seu áudio é gravado. Você precisa de um ambiente silencioso e, preferencialmente, pequeno. Faça questão de fechar as portas e janelas do cômodo no qual estiver gravando, seja na empresa ou em casa. E escolha horários com menos movimento na rua e no lugar onde você grava.

RESOLVA OS RUÍDOS

Caso você não tenha um espaço adequado para gravar (ou mesmo que tenha), você pode resolver alguns ruídos espalhando itens estofados pelo cômodo. Podem ser travesseiros, cobertas, carpete, até animais de pelúcia. Tudo o que absorve som vai te ajudar a abafar ruídos. Para gravar podcasts com alta qualidade, você também pode contar com a ajuda de softwares. 

CRIE UM PERFIL DE RUÍDO

Ao gravar seu áudio algo muito fundamental é manter 5 segundos de absoluto silêncio no início da gravação de cada episódio. Isso cria um perfil de ruído, que pode ser entendido por softwares de edição e é removido do áudio captado. Para isso é necessário que apenas o som ambiente seja captado, sem interferências de nada mais.

UTILIZE TÉCNICAS DE MICROFONES ADEQUADAS

Você deve prestar atenção no uso adequado do microfone quando estiver gravando:

  • Mantenha o microfone na mesma altura de sua boca;
  • Posicione o pop filter ou esponja entre sua boca e o microfone;
  • Sente em uma distância apropriada, testando o volume desejado;
  • Tente permanecer na mesma distância durante toda a gravação para ganhar tempo na edição.

VERIFIQUE SEUS NÍVEIS DE VOLUME

Mantendo a distância adequada do microfone, você pode gravar o episódio atento aos níveis de volume. A maioria dos programas para gravar áudio demonstra o volume em uma escala de verde, amarelo e vermelho. Fique na zona verde durante a maior parte do tempo, sempre que estiver conversando. E utilize a zona amarela quando for enfatizar algumas passagens. Nunca invada a zona vermelha para não distorcer o áudio.

FIQUE ATENTO À SUA RESPIRAÇÃO

Controlar o som da sua inalação e exalação ajuda a prevenir que grandes sopros invadam sua gravação. Para respirar mais baixo, mantenha sua postura ereta e solte o ar mais devagar. Quando for necessário dar uma longa ou alta expirada, mova sua boca para longe do microfone.

TENTE SE MOVIMENTAR POUCO

Entre as dicas para gravar podcast, uma das mais difíceis de realizar, mas que faz muita diferença, tem a ver com a sua movimentação. Mover seu corpo demais pode gerar ruídos. Tente sentar confortavelmente e com seus dois pés tocando o chão. Objetos também podem se tornar um problema, evite ficar movimentando as coisas que ficam sobre sua mesa e, se estiver usando papéis como guia, manuseie eles da maneira mais silenciosa que conseguir.

FAÇA TESTES ANTES DA GRAVAÇÃO OFICIAL

Sempre que for gravar áudios, faça um teste antes para resolver possíveis falhas. Então, se houver algum problema com o seu microfone ou de seu convidado, se for possível escutar o trânsito do lado de fora ou qualquer outra questão apareça, pare na hora!

Identifique os problemas e resolva antes de começar. A pior coisa é gravar um áudio inteiro e descobrir mais tarde que existem ruídos e falhas que não dá para consertar na edição.

FIQUE EM SILÊNCIO QUANDO NÃO ESTIVER FALANDO

Se você estiver gravando com um convidado ou co apresentador, permaneça em silêncio quando eles estiverem falando. Pode ser tentador soltar pequenas frases de incentivo, como “sim”, “certo”, “né”, etc. Embora sejam partes naturais da comunicação, podem distrair quem está escutando. Ajude o seu editor (ou você mesmo) mutando o seu microfone sempre que não for sua vez de falar e peça para que quem esteja gravando com você faça o mesmo.

INDIQUE OS ERROS PERCEBIDOS

Erros acontecem ao gravar áudio e a edição é basicamente consertar ou eliminar esses momentos. Mas você pode facilitar o processo da pós-produção, fazendo algumas marcações em erros que você reconhecer durante a gravação. Quando acontecer isso, deixe uma longa pausa ou, melhor ainda, utilize um som curto e alto. Assim, ficará muito mais simples encontrar estes momentos durante a edição.

ANALISE SUAS PRÓPRIAS GRAVAÇÕES

Embora algumas pessoas demorem a se acostumar com ouvir suas próprias vozes, essa é uma dica importante para gravar áudios. Escute tudo o que você gravar e, enquanto estiver ouvindo, tente analisar quais momentos estão estranhos.  Conforme você for produzindo mais episódios, tente ir aprimorando suas técnicas de gravação e você vai ficar cada vez melhor!

SEMPRE PENSE NO CONTEÚDO

Uma coisa você não pode nunca esquecer: o conteúdo é o principal. As melhores estratégias de gravação vão por água abaixo sem um conteúdo engajante. E enquanto estiver gravando seu áudio, conhecer seu conteúdo e o público também faz diferença. Preste atenção no que você pode fazer para ajudar um episódio a ficar mais interessante!

situs togel dentoto https://sabalansteel.com/ https://dentoto.cc/ https://dentoto.vip/ https://dentoto.live/ https://dentoto.link/ situs togel situs toto toto 4d dentoto omtogel http://jeniferseo.my.id/ https://seomex.org/ omtogel
omtogel situs toto togel 4d terpercaya omtogel omtogel https://forum.npost.tw/ omtogel omtogel