O Terapeuta Holístico é o profissional que possui a abordagem Holística e utiliza-se de várias técnicas naturais para proporcionar a harmonia, equilíbrio e autoconhecimento ao seu cliente e à sua família.
Como agente transformador à serviço da vida, da ética, da ecologia, da liberdade e saúde, deve agir como educador, e conscientizar a preservação da qualidade de vida dos membros da nossa sociedade.
Portanto, no Mês de Conscientização sobre o Autismo devemos difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno do espectro autista (TEAs) que aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições adversas. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.
Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores. As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.
Vamos fazer a nossa parte!