Nossa Profissão sempre se diferenciou pelo acolhimento especial aos Clientes, atenção esta mais facilmente praticada presencialmente.
O aprendizado necessário ao momento é manter o encantamento e a eficácia da Terapia, de tal forma que o distanciamento seja somente físico e jamais social, nem emocional, nem profissional.
Consultórios virtuais, cursos e eventos online, com ou sem pandemias, vieram para somar e continuarão fortes aliados, mesmo após superada a pandemia da vez.
No tocante à higiene, as NTSV – Normas Técnicas Setoriais da Terapia Holística e nossos Pareceres Orientativos sempre preconizam a adequação, inclusive quanto ao descarte de materiais, cabendo agora acrescentar a disponibilização aos Clientes e para uso pessoal do Terapeuta Holístico, tanto no receptivo, quanto no atendimento, frascos contendo álcool em gel, como complemento à lavagem das mãos.
O uso de máscaras descartáveis é essencial nessa fase crítica de contágio e se torna um item obrigatório, inclusive, em caso de sintomas relacionados à hipótese de contágio. O mesmo vale para uso de luvas descartáveis, para trabalhos que envolvam toque.
Os atendimentos à distância (via internet, por aplicativos…), ainda que pesem as polêmicas sobre seu grau de eficácia é o mais adequado, cabendo aplicar os mesmos cuidados dedicados a consultórios físicos, em especial, quanto aos direitos à privacidade e sigilo, devidos aos nossos Clientes. O tempo de consulta e a remuneração devem ser mantidos semelhantes ao atendimento presencial, sendo essencial atender ao vivo, com áudio e vídeo que capacitem tanto o profissional quanto a pessoa atendida se observarem detalhadamente.
Quanto à publicidade, será considerada antiética qualquer divulgação que relacione nossas técnicas diretamente ao coronavírus. Ainda que seja fato que a Terapia Holística promove melhoria da qualidade de vida e do bem-estar, vinculado à pandemia seria uma tática oportunista e moralmente condenável.
Estímulo e apoio à internet como veículo para aprendizado e aperfeiçoamento Profissional: EAD – Ensino à Distância, Webmeeting, Webinars e similares – cursos, reuniões, supervisões e eventos online já são parte do cotidiano moderno, poupando tempo com traslados e custos, além de ampliar conforto e segurança. Nos atuais dias, a prevenção ao risco de contágio tornou ainda mais vital a migração de eventos coletivos (antes presenciais…) para a plataforma de internet.
Nessa fase crítica o CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística relembra a seguir as orientações aos seus Credenciados quanto às boas práticas e recomendações para atendimento em consultório, perante o quadro mundial de preocupações relacionadas ao coronavírus:
- Bem-Estar – Visão Holística
- Consultório Virtual
- Marketing Digital
- Terapia Holística em Tempos de Pandemia
As NTSV – Normas Técnicas Setoriais da Terapia Holística e nossos Pareceres Orientativos sempre preconizam a adequação da higiene e cuidados, mas pensando em sintetizar as orientações e tornar mais clara e assertiva, segue abaixo nossas recomendações que cabem a todos Terapeutas e suas técnicas.
Recomendação – Higiene | |
Troque os apertos de mãos por métodos de saudação sem contato | |
Lave suas mãos quando chegar e programe lembretes regulares de higienização. | |
Disponibilizar álcool em gel para que clientes higienizem as mãos durante o período do atendimento. | |
Desinfetar superfícies como maçanetas, mesas e macas regularmente | |
Aumente a ventilação abrindo janelas e portas | |
Necessária a utilização de máscara (descartável ou de tecido), lembrando de realizar a troca conforme a recomendação do Ministério da Saúde do Brasil. | |
Recomendação – Atendimento | |
Quando videoconferências não forem possíveis, faça seus atendimentos em salas e espaços ventilados | |
Para todos os atendimentos, individuais ou coletivos, o cliente deverá utilizar a máscara de proteção (descartável ou de tecido). | |
Em atendimento coletivo, diminuir a quantidade de pessoas e se possível manter um metro e meio entre cada pessoa. Organize encontros que limitem o contato físico. | |
Aumente o tempo de espera entre um atendimento e outro a fim de manter o menor contato das pessoas. | |
Informar ao cliente que não poderá ser atendido de forma presencial, caso apresente sintomas do coronavírus ou tenha tido contato com pessoas contaminadas nos últimos 20 dias (levando em consideração a data da consulta). | |
Recomendação – Materiais e Equipamentos | |
Escolha itens que sejam sempre descartáveis, caso não seja possível escolha materiais que possam ser lavados e bem higienizados. | |
Equipamentos: eletrônicos, elétricos, velas, cristais, e demais que possam utilizar, devem ser observados para a devida limpeza ou contato com o cliente. | |
Recomendação – Equilíbrio | |
Surtos são estressantes e causam medo e ansiedade em muitas pessoas, lembre sempre de estar pronto para lidar com essa questão, bem como tranquilizar o seu cliente quando as Normas de Segurança que está seguindo |