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Práticas da Terapia Holística em tempos de Coronavírus

Nossa Profissão sempre se diferenciou pelo acolhimento especial aos Clientes, atenção esta mais facilmente praticada presencialmente.

O aprendizado necessário ao momento é manter o encantamento e a eficácia da Terapia, de tal forma que o distanciamento seja somente físico e jamais social, nem emocional, nem profissional.

Consultórios virtuais, cursos e eventos online, com ou sem pandemias, vieram para somar e continuarão fortes aliados, mesmo após superada a pandemia da vez.

No tocante à higiene, as NTSV – Normas Técnicas Setoriais da Terapia Holística e nossos Pareceres Orientativos sempre preconizam a adequação, inclusive quanto ao descarte de materiais, cabendo agora acrescentar a disponibilização aos Clientes e para uso pessoal do Terapeuta Holístico, tanto no receptivo, quanto no atendimento, frascos contendo álcool em gel, como complemento à lavagem das mãos.

O uso de máscaras descartáveis é essencial nessa fase crítica de contágio e se torna um item obrigatório, inclusive, em caso de sintomas relacionados à hipótese de contágio. O mesmo vale para uso de luvas descartáveis, para trabalhos que envolvam toque.

Os atendimentos à distância (via internet, por aplicativos…), ainda que pesem as polêmicas sobre seu grau de eficácia é o mais adequado, cabendo aplicar os mesmos cuidados dedicados a consultórios físicos, em especial, quanto aos direitos à privacidade e sigilo, devidos aos nossos Clientes. O tempo de consulta e a remuneração devem ser mantidos semelhantes ao atendimento presencial, sendo essencial atender ao vivo, com áudio e vídeo que capacitem tanto o profissional quanto a pessoa atendida se observarem detalhadamente.

Quanto à publicidade, será considerada antiética qualquer divulgação que relacione nossas técnicas diretamente ao coronavírus. Ainda que seja fato que a Terapia Holística promove melhoria da qualidade de vida e do bem-estar, vinculado à pandemia seria uma tática oportunista e moralmente condenável.

Estímulo e apoio à internet como veículo para aprendizado e aperfeiçoamento Profissional: EAD – Ensino à Distância, Webmeeting, Webinars e similares – cursos, reuniões, supervisões e eventos online já são parte do cotidiano moderno, poupando tempo com traslados e custos, além de ampliar conforto e segurança. Nos atuais dias, a prevenção ao risco de contágio tornou ainda mais vital a migração de eventos coletivos (antes presenciais…) para a plataforma de internet.

Nessa fase crítica o CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística relembra a seguir as orientações aos seus Credenciados quanto às boas práticas e recomendações para atendimento em consultório, perante o quadro mundial de preocupações relacionadas ao coronavírus:

As NTSV – Normas Técnicas Setoriais da Terapia Holística e nossos Pareceres Orientativos sempre preconizam a adequação da higiene e cuidados, mas pensando em sintetizar as orientações e tornar mais clara e assertiva, segue abaixo nossas recomendações que cabem a todos Terapeutas e suas técnicas.


Recomendação – Higiene
Troque os apertos de mãos por métodos de saudação sem contato
Lave suas mãos quando chegar e programe lembretes regulares de higienização.
Disponibilizar álcool em gel para que clientes higienizem as mãos durante o período do atendimento.
Desinfetar superfícies como maçanetas, mesas e macas regularmente
Aumente a ventilação abrindo janelas e portas
Necessária a utilização de máscara (descartável ou de tecido), lembrando de realizar a troca conforme a recomendação do Ministério da Saúde do Brasil.

Recomendação – Atendimento
Quando videoconferências não forem possíveis, faça seus atendimentos em salas e espaços ventilados
Para todos os atendimentos, individuais ou coletivos, o cliente deverá utilizar a máscara de
proteção (descartável ou de tecido).
Em atendimento coletivo, diminuir a quantidade de pessoas e se
possível manter um metro e meio entre cada pessoa. Organize encontros que limitem o contato
físico.
Aumente o tempo de espera entre um atendimento e outro a fim de manter o menor contato das pessoas.
Informar ao cliente que não poderá ser atendido de forma presencial, caso apresente
sintomas do coronavírus ou tenha tido contato com pessoas contaminadas nos últimos 20 dias
(levando em consideração a data da consulta).

Recomendação – Materiais e Equipamentos
Escolha itens que sejam sempre descartáveis, caso não seja possível escolha materiais
que possam ser lavados e bem higienizados.
Equipamentos: eletrônicos, elétricos, velas, cristais, e demais que possam utilizar, devem
ser observados para a devida limpeza ou contato com o cliente.

Recomendação – Equilíbrio
Surtos são estressantes e causam medo e ansiedade em muitas pessoas, lembre sempre de estar pronto para lidar com essa questão, bem como tranquilizar o seu cliente quando as Normas de Segurança que está seguindo