O Marketing, que é A Arte de Atrair, Conquistar, Manter e Encantar sua Clientela, nos traz o conceito denominado PERECIBILIDADE: muitos tipos de produtos podem ser armazenados e acumulados para consumo posterior, caso a demanda caia, sem alteração significativa de seu valor (às vezes, até aumenta de preço com o tempo…). Em contraponto, a prestação de serviços (que é o caso da Terapia Holística…) tem seu valor gerado no ato de sua prestação, “desaparecendo”, por exemplo, se o Cliente faltar (que é o que comumente acontece nos períodos de “feriados”…). Não há como “armazenar” atendimentos para consumo posterior, já que exigem tempo e presença do profissional, o que implica também que, mesmo na hipótese de grande procura, existe a limitação física quanto à quantidade de atendimentos possíveis.
Existe alguns procedimentos adotáveis que diminuem as sequelas para os casos onde o Cliente falta às consultas. É perfeitamente ético, desde que previamente acordado entre as partes, que o profissional seja remunerado neste casos.
Outra alternativa interessante para manter receitas durantes os períodos de feriados é de ministrar CURSOS nestas datas, aproveitando justamente que os demais profissionais (“alunos” potenciais…) estarão com tempo livre (feriados => sem atendimento de consultório…) e poderão aproveitar o momento para reciclar seus conhecimentos.
O caso real a seguir refere-se ao Carnaval, mas igualmente pode ser transposto aos demais feriados:
Contando “causos”: muitos colegas “desperdiçam” o Carnaval… Já por vários anos tive bons retornos nestes períodos, organizando “cursos rápidos” para grupos originários de outros Estados, que aproveitavam para viajar e se reciclar nestes momentos de pouco movimento em seus consultórios. Também já auferi bons rendimentos (além de hospedagem “cinco estrelas”) organizando atividades terapêuticas em grupos a hóspedes de hotéis de luxo, mais interessados em suas qualidades de vida do que em exercitar-se com as danças carnavalescas.
Este artigo baseou-se no livro:
Estratégias Essenciais para Conquistar, Manter e Encantar sua Clientela Autor: Henrique Vieira Filho