Em nosso site www.crt.org.br, está disponível o formulário para solicitar profissionais ou cursos mais próximos ao seu CEP, levando-se em consideração as técnicas que deseja.
Veja também algumas dicas para reconhecer um bom profissional credenciado:

Acesse nosso formulário de Indicador Profissional no site www.crt.org.br – através dele, via e-mail, lhe retornaremos uma listagem com os profissionais qualificados mais próximos ao seu endereço.

Justamente por não haver lei específica sobre Terapia Holística, recomendamos que o público seja exigente e que considere os seguintes ítens para realizar uma boa escolha:

  • O profissional ideal apresenta seu número de CRT – Carteira de Terapeuta Holístico Credenciado em seus cartões de visita, publicidade e impressos. Justamente por não haver lei que obrigue a conquistá-lo, o CRT funciona como um Selo de Qualidade a comprovar que este profissional espontaneamente se filiou aos órgãos representativos da profissão, comprometendo-se a cumprir as Normas Voluntárias estabelecidas.
  • O Terapeuta Holístico “top de linha” possui Certificado de Conformidade Técnica em Terapia Holística e igualmente para as principais técnicas em que atue, comprovando que está atualizado e espontaneamente compromissado ao cumprimento das Normas Técnicas Setoriais Voluntárias, que primam pela adequação qualitativa do livre exercício da profissão.
  • O Certificado de Residência em Terapia Holística no Serviço Público de Saúde demonstra que o profissional é participante ativo nas causas sociais promovidas por seus órgãos de classe, doando seu tempo e trabalho às comunidades dos municípios conveniados.

Através do CRT, por Discagem Direta Gratuita – DDG 0800 042 0427, indicamos profissionais competentes em qualquer lugar do Brasil. O mesmo pode ser feito pelo site www.crt.org.br.

Ratificamos que só recomendamos Terapeutas Holísticos com CRT, ainda assim, aqui vão algumas dicas para se identificar um bom profissional.

Observar a roupagem – Terapeuta Holístico não é médico, deve se vestir com dignidade, mas sem a roupa branca, que não é tradicional nesta profissão. Da mesma forma, o profissional não fala de doenças, nem pede exames, pois a avaliação é realizada por outro paradigma: o energético, sendo o cliente avaliado por meio de toques, observação da íris, língua, pela conversação e aparelhagens específicas da profissão (localizadores de pontos de Acupuntura, fotografia da íris, aparatos radiônicos, etc), todos métodos absolutamente não invasivos e sem dor. Todos os produtos recomendados por um Terapeuta Holístico são de venda livre, ou seja, não necessitam de receita médica e devem ser somente produtos naturais, sem contra-indicação. Um consultório de Terapia Holística não é loja, sendo muito questionável eticamente o profissional que vender os próprios produtos naturais que recomenda.

A seguir estão mais algumas dicas, específicas para as técnicas abaixo citadas:

Acupuntura e Auriculoterapia (estímulo terapêutico pela orelha) – quem realmente entende do assunto, só trabalha com agulhas descartáveis ou substitui seu uso por aparelhos de bioestimulação elétrica ou luminosa. Quem sabe realmente o que está fazendo faz a aplicação em poucos pontos, em média de 05, no máximo 10. Em suma, quanto menos agulhadas, maior a chance dele ser um bom profissional.

Terapeuta Floral – uma boa dica: o profissional competente usa poucas essências em suas recomendações florais, no máximo, 06 e baseia sua escolha após muita conversação com a pessoa atendida;

Fitoterapia (ervas terapêuticas) – o Brasil tem uma larga tradição neste campo. Convém desconfiar de um profissional que recomende plantas desconhecidas ou raras, difíceis de se encontrar, pois as plantas mais eficientes são as mais populares (justamente por serem eficientes, se tornaram populares);

Terapia Corporal – terapia Reichiana, Bioenergética, massoterapia, Do-In, Shiatsu, e demais técnicas corporais são confundidas muitas vezes com outra profissão: a prostituição. Desconfie de anúncios de duplo sentido, ou onde o profissional não esteja claramente identificado com CRT.

Reiki – o Terapeuta Holístico deve se adaptar aos pudores e limites de cada cliente, respeitando-os e ampliando-os de acordo com a necessidade técnica e com a conquista gradativa de confiança mútua; para a pratica do Reiki, é absolutamente desnecessário o toque em partes íntimas do corpo, por isto, convém ficar alerta se houver este tipo de procedimento. A Terapia Holística, incluindo o Reiki, jamais fere a religião ou a filosofia do cliente, por isso em hipótese nenhuma um profissional verdadeiro tentará “converter” ninguém a aderir ao seu modo de pensar.