Menu fechado

COMPLEXO DE ÉDIPO-PARTE II

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #2188

    SOBRE OS TIPOS DE ENTRADA NA NEUROSE:

    “… nós todos somos caldeirões turbulentos de desejos conflitantes dos quais mal conseguimos ter completa consciência” (S. Freud).

    Freud em 1912 já postulava que há dois fatores que causam uma neurose; um é o fator pre-disposicional ou disposição à causa matriz, primária; o outro é o fator desencadeante, ou o fator significação dado à frustração, ou a recusa, desse Outro que é meu, sou EU. É o resultado (matriz primária) de uma alteração temporal, ocorrida na primeira infância do sujeito. O pequeno sujeito, imaturo em suas percepções, cria teorias próprias que, dependendo da organização somática, imperfeita, misturam o verdadeiro com o falso, sem conseguir solucionar os problemas da vida sexual.

    […] o conceito da sexualidade, efetuado pela psicanálise. […] desligamos a sexualidade de suas relações, demasiado estreitas, com os genitais, descrevendo-a como uma função somática mais compreensiva, que tende, antes de tudo, para o prazer, e só secundariamente entra em serviço da reprodução. Incluímos entre os impulsos sexuais todos os simplesmente carinhosos ou amistosos, para os quais empregamos na linguagem corrente a palavra ‘amor’.”
    “A energia dos instintos sexuais, e somente essa energia, recebeu o nome de libido, e tive de supor que nem sempre essa libido realizava normalmente a evolução (para a genitalidade).”
    “Em consequência da intensidade superior de alguns componentes ou de satisfação prematuras produzem-se efetivamente, fixações da libido a determinados lugares do desenvolvimento”

    .

    Ainda em 1912 – “Dinâmica da Transferência”:

    “Todo indivíduo a quem a realidade não oferece inteira satisfação da sua necessidade de amor, todo indivíduo insatisfeito se revolta, inevitavelmente, com uma certa esperança libidinal, para todo novo personagem que entra na sua vida”.

    Uma alteração temporal (fora do tempo) muito particular, derivados de conflitos, de discordâncias no nível do tempo, de relação entre diferentes movimentos das instâncias psíquicas. Nos fala de um deslocamento (e-ou transferência) empreendida pelo sujeito na busca de satisfação de suas pulsões básicas.
    Uma discordância, “um desacordo entre a linha de evolução progressiva e relativamente uniforme do Eu, e o avanço disperso, fragmentado, em outras ondas sucessivas das pulsões sexuais” . Há uma defasagem entre o Ego e a libido, o Ego seria mais rápido que a libido. O Ego como instância reguladora – porção racional, domador das forças pulsionais do Id; o Id procura a expressão da libido – o Ego reprime de acordo com as exigências do Superego.
    (cont…)

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Cursos, Eventos, Palestras…’ está fechado para novos tópicos e respostas.
situs togel dentoto https://sabalansteel.com/ https://dentoto.cc/ https://dentoto.vip/ https://dentoto.live/ https://dentoto.link/ situs togel situs toto toto 4d dentoto omtogel http://jeniferseo.my.id/ https://seomex.org/ omtogel
omtogel situs toto togel 4d terpercaya omtogel omtogel https://forum.npost.tw/