Existem muitas maneiras de um “spammer” obter endereços: “mails-list” (tipo do Yahoo, e-groups e similares); e-mails contendo inúmeros endereços no campo Cc (com cópia para…), “robots” de captura, que “varrem” sites, fóruns; programas que testam nomes de “A a Z” sobre cada domínio escolhido, enfim, as possibilidades são muitas, tornando-se impossível de se imunizar. Contudo, há como bloquear o recebimento, sendo a forma mais rápida e eficaz, em seu próprio programa de e-mail (Outlook Express, Eudora, etc), digitando-se o remetente na “Lista de Remetentes Bloqueados”. A colega nos solicita que bloqueemos diretamente nos servidores, o que de fato é possível e o faremos, bastando nos enviar os spams recebidos, para analisarmos seus reais remetentes (comumente, seus endereços são “mascarados” e necessitam de um estudo do código-fonte para detectarmos a origem verdadeira…).

Isto feito, bloquearemos exclusivamente para seu endereço, pois, o que é spam para um, nem sempre o é para outro. Esta é uma das razões pelas quais não adotamos o bloqueio “automático” utilizando listagens internacionais de SUPOSTOS emissores de “spam”, bloqueando automaticamente TODOS os que originem do mesmo domínio (por exemplo, o de seu e-mail: uol.com.br) ou de um determinado endereço IP (por exemplo, nestas listagens internacionais, TODOS os IPs da Telefonica brasileira seriam bloqueados.. ).

O colega pode fazê-lo, acessando seu e-mails e configurar via painel “Filtros”, tanto por remetente, quanto por “palavras-chaves”.