A profissão que os Terapeutas Holísticos abraçaram requer o dobro de cuidados das demais, inclusive no referente ao modo de se expressar, tanto verbalmente, quanto por escrito.
Se um bacharel em Direito ou um médico, sem nunca terem feito doutorado, são chamados de “doutor”, ninguém se sente lesado. Se um Terapeuta Holístico aceitar ser tratado como “doutor”, em pouco tempo é acusado de falsidade ideológica… Assim sendo, um Terapeuta Holístico jamais “receita”, mas sim, “recomenda”; ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”; jamais “doenças”, mas sim, “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma, jamais usa “medicamentos” (que pressupõe, pela própria gênese da palavra, a existência de um “médico”), recomenda, isto sim, “remédios”, “essências”, “extratos”.
IMPORTANTE: jamais o Terapeuta deve alegar ter recomendado algum produto para tratar alguma “doença” (doença é monopólio médico), deve, isto sim, afirmar que o “recomendou” para “harmonizar, equilibrar, etc.” os “desequilíbrios energéticos, as disfunções, etc.”.
Outra área polêmica é a dos Oráculos (Astrologia, Tarot, Runas, I Ching, etc.), pois, qualquer uso profissional feito fora de um conteúdo terapêutico, até a bem pouco tempo, poderia ser considerado “charlatanismo” ou “curandeirismo”, crime este até a pouco tempo, passível de prisão. Exemplo: há muitas diferenças entre uma simples “leitora de sorte” e uma Terapeuta que use tais técnicas dentro de um enfoque psicoterapêutico junguiano…
Dentro desta temática, devemos aproveitar para alertar aos profissionais que, no Brasil, não devemos usar a expressão “Cura Prânica”, pois a palavra “cura” em nosso país é por muitos considerada crime, havendo, no Código Penal, descrições detalhadas de procedimentos como “imposição de mãos”. Ou seja, se uma pessoa má intencionada quiser prejudicar aqueles que definam seus trabalhos como “cura prânica”, bastará ir à delegacia de polícia mais próxima e registrar queixa. Assim sendo, orientamos aos nossos credenciados adotarem as expressões “Terapia Prânica” para evitarem problemas. Melhor ainda será se fizer uso de nosso título genérico, que é o de Terapeuta Holístico, que, do ponto de vista legal, pode ser exercida por qualquer pessoa.
Já houve inúmeras tentativas de prejudicar os profissionais destas áreas, o que culmina com ações nossas junto às Promotorias de Justiça e Defesa do Consumidor – Ministério Público, onde anexamos dezenas de documentos comprobatórios da existência e licissitude das entidades e das técnicas que representamos. Desse modo, sempre temos conseguido defender aos nossos
credenciados.